top of page
logotipo_conscre.jpg
Papel reciclado
Japão.png

Comunidade japonesa

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo foi fundada em 17 de dezembro de 1955, com uma missão de grande significado para a comunidade nipo-brasileira e ao relacionamento Brasil-Japão – organizar as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 1958. E assim foi feito. E, essa referência da representatividade do Bunkyo atribuída desde seu nascimento tem sido preservada (e praticada) ao longo desses anos.

As associações foram importantes referências de atuação aos imigrantes japoneses desde sua chegada ao Brasil, em 1908. A maioria dos núcleos coloniais possuia sua entidade que coordenava diferentes atividades coletivas desde eventos culturais, sociais, orientações à saúde, melhoria da infraestrutura local, entre outras.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, por força das leis proibitivas, as representações mantidas por estrangeiros originários dos países do Eixo foram dissolvidas, gerando uma série de problemas aos nipo-brasileiros.

Com o final do conflito, antigas associações ressurgem e novas são criadas a partir de iniciativas das comunidades locais.

Em 1954, surge a possibilidade de estabelecer uma entidade centralizadora a partir da comissão organizadora montada para participar da comemoração do 4º Centenário da cidade de São Paulo.

Presidida por Kiyoshi Yamamoto, a comissão reuniu representantes das lideranças locais, dos órgãos japoneses sediados no Brasil e buscou retomar o intercâmbio com o governo japonês.

Um dos resultados desses esforços, o Japão, além de participar com representantes de outros países da Grande Feira Internacional organizada para inaugurar o Parque Ibirapuera; em parceria com a comunidade nipo-brasileira, construiu e presenteou a Cidade com o Pavilhão Japonês, uma edificação inspirada no Palácio Imperial Katsura.

Em 1955, passada a festa, foi decidido que a comissão organizadora não deveria ser dissolvida e sua estrutura ser aproveitada para coordenar as festividades dos 50 anos da imigração japonesa em 1958.

Nascia, portanto, em 17 de dezembro de 1955, a Sociedade Paulista de Cultura Japonesa, instalada numa sala alugada na Avenida Liberdade, próximo da Praça da Sé, cuidando e realizando seus eventos públicos no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera. 

Além do Bunkyo, outra organização teve origem na Comissão Colaboradora da Colônia Japonesa Pró-IV Centenário da Cidade de São Paulo. Na sua dissolução foi proposta a constituição de uma entidade do tipo Sociedade Amigos do Japão, e em 17 de novembro de 1956 é fundada a Aliança Cultural Brasil-Japão. Além de representantes da comunidade nipo-brasileira, também incluiu expoentes da sociedade paulistana não nikkeis, e teve como primeiro presidente o poeta Guilherme de Almeida, (que presidira a Comissão Organizadora do IV Centenário) e vice-presidente Kiyoshi Yamamoto, então presidente do Bunkyo. 

20230810_143154-960x640.jpg

55a Exposição de Arte Koguei Bunkyo

koguei-modelo-2.jpg.webp
Bunkyo_2019-768x225.png.webp

Neste ano de comemoração dos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e do 70º aniversário do Bunkyo, o Comissão de Arte Koguei se prepara para a 55ª Exposição de Arte Koguei Bunkyo, de 4 a 19 de outubro de 2025, a ser realizada no Espaço Cultural do Bunkyo (R. Galvão Bueno, 596 – Liberdade/SP).

A temática da exposição é livre e os interessados já podem acompanhar o edital completo com todas as informações sobre a participação, critérios de seleção e cronograma confira o edital neste link >.

As inscrições dos participantes serão realizadas de 15 de abril a 8 de junho, através do formulário de inscrição online >

A seleção das obras inscritas será feita em duas etapas – nos dias 18 e 19 de junho, a comissão organizadora fará a pré-seleção dos trabalhos e no dia 23 de junho divulgará a relação das obras aceitas.

A segunda etapa será nos dias 17 e 18 de julho, período para recebimento das obras (presencialmente ou pelo correio). No dia 19, o júri (formado por jurados convidados) fará a indicação das obras que participarão da 55ª Exposição, bem como os trabalhos premiados. Esse resultado será anunciado ao público no dia 28 de julho.

A cerimônia de abertura para convidados será no dia 4 de outubro e a visitação pública de 5 a 19 de outubro 2025.

Dúvidas a respeito das inscrições poderão ser encaminhadas para o e-mail: artekoguei@bunkyo.org.br

As últimas atualizações podem ser obtidas na rede social da Comissão de Arte Koguei – @artekoguei.bunkyo e do Bunkyo – @bunkyodigital

Fonte: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Apareça.png
Mercado.png
Divulgue.png
Marca.png
Anuncie.png

2024 - CONSCRE - Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras
email: contato@conscre.com.br

alesp.png

criação e desenvolvimento:

Logo Uehara Design.png
bottom of page